show Mapa-Mudo
Programa:
(Mafê) Este projeto foi contemplado pela 6ª Edição de Apoio a Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura”
‘A Gente de SP - Experiências Sonoras com contos de Mário de Andrade’
(Enrique) Olá! Enrique e Mafê na linha. Juntos, somos a Rádio a Granel, uma produtora de conteúdos sonoros feitos cuidadosamente à mão - livres de audiotóxicos e venenos industriais.
(Mafê) A gente vem produzindo desde 2021 uma série de materiais a partir da pesquisa profunda feita por Mário de Andrade sobre a cultura paulista, e chegamos neste projeto, que chamamos de A Gente de SP. É um projeto de música, pesquisa e literatura cheio de desdobramentos, e que culminou na publicação de algo que temos chamado de fonocaderneta: um disco-livro expandido que traz versões sonoras para três contos do Mário que se passam em São Paulo. Pra compor os audiocontos, além de narradores convidados e trilha sonora original, usamos também sonoridades gravadas pelo Mário e a sua equipe no interior de SP, quando ele era chefe do departamento de cultura.
[trechinho de um audioconto]
(Enrique) Essa fonocaderneta, então, é várias coisas. É um livro físico - que você pode abrir e ler os contos do Mário, além de um posfácio com as nossas ideias sobre os temas que ele levanta nos contos - mas é também um audiolivro, porque espalhados pelas páginas da caderneta, tem QR codes que te levam para a versão sonora dos contos. E é também um álbum de música, porque dentro tem ainda um outro QR code que te leva para o disco de música instrumental que completa esse trabalho: são gravações das músicas que a gente compôs pra usar também como trilha sonora dos áudio-contos.
(Mafê) A fonocaderneta está sendo lançada em um conjunto de ações pela cidade, entre elas um show no dia 24 de novembro, com o Mapa-Mudo, o grupo que compôs e tocou as músicas presentes no disco-livro.
[trechinho de uma música do disco]
(Enrique) Mapa-Mudo é um coletivo de compositores/pesquisadores formado em São Paulo, e que se dedica à musica contemporânea. E por que Mapa-Mudo? Um mapa mudo é aquele mapa de escola, que tem só algumas fronteiras desenhadas, para ser preenchido com o que a gente quiser. Cor, informação, desenho, o que quiser. Então, Mapa-Mudo é um coletivo de música contemporânea formado por gente interessada em pintar (com sons) mapas de lugares e tempos diferentes: a gente cria nossa música a partir da pesquisa e sobreposição mais ou menos indiscriminada de tradições e legados diversos, de várias partes do planeta.
[descrição dos membros do grupo]
O figurino foi concebido por Rebeca Chang. Os cinco integrantes do grupo usam camisetas brancas pintadas à mão por ela, que conta aqui um pouco do que pensou:
(Rebeca) As camisetas consistem em um peixe gigante dividido pelos integrantes, cada um com uma parte desse peixe, com vermelho profundo e 26 escamas em preto simbolizando os 26 Estados do Brasil, e o Distrito Federal em cinza. O pirarucu é o maior peixe de escama de água doce do mundo e esse peixe, para alguns povos, simboliza a transformação de um trauma para um coisa boa, uma sabedoria. Tem uma parte da camiseta em que eu coloco uma frase do Mário de Andrade, do Paulicéia Desvairada, onde aparece ‘Os alicerces não devem cair mais’. Essa frase é atribuída aos conservadores paulistas da época, que tinham resistência às mudanças. Mas olhando para a atual situação do país, vemos que de lá pra cá não mudou muita coisa. E refletindo sobre essa mesma frase, eu penso que também são necessários novos alicerces para que muitas coisas não se repitam nunca mais.
(Mafê) O segundo show de lançamento da fonocaderneta acontece na Sala do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, local onde Mário de Andrade estudou e lecionou música. É uma ampla sala de piso de madeira clara e paredes brancas com decoração em relevo, formada por colunas no estilo grego intercaladas a molduras retangulares verticais que abrigam uma moldura interior em dourado, com adornos que lembram plantas nos quatro ângulos. A parte superior é uma sanca de gesso que dá a volta em toda a sala, como uma barrado horizontal com adornos. O teto é dividido em vários retângulos emoldurados, alguns lisos e outros vazados, com motivos florais. No centro, há uma grande luminária em forma de globo de onde saem estruturas que se assemelham a espinhos, com luz de led azul na ponta. O palco tem aproximadamente 1 metro de altura e fica embutido em uma das paredes, entre duas portas de duas folhas, também brancas e adornadas em relevo. No fundo e nas laterais do palco, que é emoldurado por uma cortina vermelha, há quadrados que se destacam da parede e se projetam, contribuindo para a acústica da sala. Na plateia, há 200 cadeiras de madeira, com amplo espaço para cadeiras de rodas. A Praça das Artes, que abriga a Sala do Conservatório, é de super fácil circulação, com rampas, elevadores e escadarias, corredores largos, piso tátil e banheiros acessíveis e limpos.
A equipe do Coletivo Desvio Padrão estará na entrada da Sala do Conservatório para recepcionar e orientar os usuários de audiodescrição. Este programa sonoro e a audiodescrição no momento do show serão transmitidos via rádio FM. A entrega dos equipamentos será feita mediante a apresentação de um documento de identidade. Os ouvintes podem igualmente usar seu próprio equipamento (rádio de pilha ou telefone celular antigo com aplicativo de rádio). A equipe do Coletivo também estará disponível para recepcionar e orientar usuários de Libras. Quem se interessar, pode chegar 30 minutos antes do show pra conhecer de perto os instrumentos musicais e sentir as vibrações que cada um emite quando tocado.
A Praça das Artes fica na Avenida São João, 281, no Centro Histórico de São Paulo, a aproximadamente 500m das Estações São Bento e Anhangabaú do Metrô. O show começa às 20h. A entrada é livre e gratuita.
Bom espetáculo.
< sobe som>
(Mafê) O projeto A Gente de SP é uma idealização da Rádio a Granel, e a Rádio a Granel é Enrique Menezes e Maria Fernanda Carmo. Esse programa sonoro foi produzido pela Rádio a Granel em parceria com o Coletivo Desvio Padrão e usou sons de Mapa-Mudo. O roteiro e a sonorização são da Rádio a Granel. Roteiro e consultoria de audiodescrição são por Maria Fernanda Carmo e Edgar Jacques, do Coletivo Desvio Padrão.