
Vila Itororó - Barreiras e Acessibilidades
-
Como chegar
- Transporte público
A Vila Itororó fica a 500m da Estação São Joaquim do metrô (linha azul). Fica também a 350m de um ponto de ônibus a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
- Táxi / Carona / Transporte de Aplicativo
Táxis e similares podem parar para deixar passageiros com segurança na rua que dá acesso à Vila Itororó pela Rua Maestro Cardim. Indicamos que, no aplicativo, o endereço colocado seja Rua Maestro Cardim, 18.
- Carro / Moto / Bicicleta
A Vila Itororó não possui estacionamento. Pode-se estacionar nas ruas adjacentes ou em algum dos diversos estacionamentos da região. Há ciclofaixa na rua Vergueiro, conectando a região à Liberdade e ao centro da cidade.
-
No Local
- entrada, espaços de circulação e de estar
A Vila Itororó é um Centro Cultural que funciona numa antiga vila residencial da cidade.
O Centro Cultural São Paulo é um espaço grande, espaçoso e possui várias entradas. As portas são largas e ficam sempre abertas. As áreas de circulação são muito amplas e majoritariamente planas. O piso é de lajota nas áreas externas e de concreto no interior, sempre regular e quase sem desnível.
Durante o dia, a iluminação natural clareia o ambiente, que é bem aberto e tem muitas estruturas de vidro. À noite, a iluminação é confortável. Existem bancos, cadeiras e poltronas para descanso espalhadas pelo espaço. Há bebedouros.
Há também uma lanchonete no local, que vende salgados, sanduíches, doces e bebidas. A lanchonete não tem versão digital ou em Braille do cardápio, mas os atendentes estão bem dispostos para informar os itens aos clientes. A conta pode ser paga com dinheiro ou cartão de crédito ou débito, a máquina de cartão é com botões.
Além disso, o Centro Cultural tem uma biblioteca, uma biblioteca Braille, uma loja colaborativa, espaço para oficinas e diversas salas de teatro.
- banheiros
O Centro Cultural tem diversos banheiros espalhados pelo espaço. Há um banheiro acessįvel na entrada da rampa, mas que está em reforma no momento da escrita deste relatório, com provável reabertura para o dia 24.
Há ainda 2 banheiros acessíveis nos arredores da Sala Adoniran Barbosa (onde ocorrerá o show), no andar inferior. A porta é ampla e o interior também, com espaço para a manobra de uma cadeira de rodas. É equipado com espelho, pia e barras de apoio e transferência (atrás e na lateral esquerda) na área do vaso.
- bilheteria
Os ingressos para o show do Mapa-Mudo devem ser retirados na bilheteria e estarão disponíveis com uma semana de antecedência.
O programa completo do show estará disponível por meio de um material sonoro preparado em forma de podcast, acessível na internet por Código QR disponível na recepção, ou via rádio (transmissão no local). Esse programa sonoro inclui informações gerais sobre o projeto ‘A Gente de SP’ e os artistas em cena, bem como descrições e notas proêmias.
A equipe do Coletivo Desvio Padrão, responsável pela transmissão do programa sonoro e pela audiodescrição das apresentações, também estará no saguão recepcionando e orientando o público interessado. A entrega de equipamentos de audiodescrição será feita neste momento, mediante apresentação de um documento de identidade. Os ouvintes podem também usar seu próprio equipamento para acessar o programa sonoro (rádio de pilha, telefone celular com aplicativo de rádio ou telefone celular com acesso à internet). O conteúdo dos programas podem ser acessados em forma de texto no site do projeto (https://www.coletivomapamudo.com/agentedesp). A equipe do Coletivo também estará disponível para recepcionar e orientar usuários de Libras, caso necessário.
- sala de espetáculo
A Adoniran Barbosa é uma sala de dois andares, com um pé direito alto. O andar superior, onde fica a entrada, é cercado por paredes de vidro transparente. No centro dela, quatro largos lances de escadas descendentes, como arquibancadas dispostas na forma de um quadrado que lembram uma arena, terminam num guarda-corpo igualmente transparente, que circunda um vão, também quadrado. Através desse vão, vê-se o palco no andar inferior: um tablado baixo posicionado no centro da sala. O show pode ser assistido em cima nas arquibancadas ou no andar debaixo, acessível por uma escadaria ou por uma plataforma elevatória. Nas laterais do palco há cadeiras de madeira enfileiradas, dispostas em níveis diferentes. Há espaço amplo para pessoas em cadeiras de rodas na primeira fila.
-
O show do Mapa-Mudo no Centro Cultural São Paulo
Terça-feira, 24 de outubro de 2023
Abertura da sala e transmissão do programa sonoro: 18h45
Início do show: 19h
Os ingressos começarão a ser distribuídos com 1 semana de antecedência
Entrada gratuita. Local sujeito a lotação máxima (400 lugares